terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novidades e fontes de pesquisa Instituto Butanta



Quem diria que cobra poderia fazer bem ao coração. Trata-se do veneno da jararaca, que poderá ser usado em um novo medicamento no tratamento da hipertensão, conforme afirma a farmacêutica e pesquisadora do Instituto Butantan, Claudiana Lameu, em sua tese de doutorado defendida no Instituto de Química, da Universidade de São Paulo. Os peptídeos potenciadores de bradicinina (BPPs), liberados pela cobra, atuariam no sistema nervoso central reduzindo a pressão arterial e a frequência cardíaca.


A atuação da substância descoberta se dá noo aumento da sensibilidade do barorreflexo. Claudiana explica a ação dos barorreflexo de forma bem simples: “Quando agachamos e levantamos rápido, a nossa pressão poderia diminuir bruscamente e nos deixar com tontura. Porém, nós temos um controle que não deixa isso acontecer. É o controle dos barorreceptores”.


Os barorreceptores mandam informações para o sistema nervoso central diminuindo ou aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca quando necessário. A pesquisadora explica que os atuais medicamentos que atuam na diminuição da pressão arterial têm como contrapartida o aumento da freqüência cardíaca, o que não aconteceria num fármaco originário do peptídeo encontrado no veneno da jararaca, que diminui, ao mesmo tempo, pressão e frequência cardíaca.


“Não há no mercado nenhum medicamento que controle esse barorreflexo e os hipertensos têm a sensibilidade desse mecanismo diminuída”, destaca a pesquisadora. Quanto ao medicamento a ser produzido, Claudiana entende que ele deve ser de para uso crônico. Segundo a pesquisadora não foi encontrado nenhum efeito colateral até o momento. Ela esclarece que a molécula responsável pelo tratamento não está presente apenas no veneno da serpente, mas também no cérebro e no baço. “É algo que é bom para serpente. Ela não teria essa substância no sistema nervoso se não fosse para algum mecanismo fisiológico importante”, completa Claudiana.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Alertas....



A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar...